A infância é uma fase de muitas transformações, tanto nos aspectos físicos, quanto nos emocionais, podendo aparecer questões complicadas de lidar. E diferentes de nós adultos, as crianças muitas vezes não aprendem a lidar com alguns sentimentos.
A psicoterapia infantil pode ser uma importante aliada nesse processo de identificação dos problemas, que interfere no desenvolvimento saudável da criança.
Assim, com um vínculo terapêutico é possível encontrar melhores direções a desenvolver sua autonomia e expressão, a lidar e compreender as mudanças e oscilações da vida dos pequenos, e também melhor orientando os papais e mamães.
Família, escola e psicoterapia! A terapia só eficaz, se todos trabalharem em conjunto, com um único objetivo: A criança!
A Adolescência é caracterizada como uma fase de mudanças e de rebeldia, quando deixamos de ser crianças, mas ainda não somos exatamente adultos.
Ficamos em um meio-termo, com pressões sociais importantes que nos exigem um posicionamento para o futuro, além da definição de planos e projetos de vida, ao mesmo tempo que não conseguimos ao menos lidar com nossos sentimentos.
A psicoterapia para os adolescentes é feita de modo semelhante à desenvolvida com pacientes adultos. Como possuem maior alcance emocional que as crianças e conseguem expressar os seus pensamentos, o acompanhamento psicológico para o adolescente é feito por meio do diálogo e da escuta.
A atenção a eles deve ser de forma especial, pois o que muitos acreditam ser uma “fase chata”, pode ser um período de grandes sofrimentos silenciosos.
A presença dos pais também pode ser requisitada para que sejam feitos esclarecimentos sobre a conduta do adolescente. Os pais compartilham informações relevantes, como histórico de vida do filho, e participam também das orientações, já que a terapia não é apenas dentro do consultório, é estendida em casa.
No início, meus atendimentos sempre foram presenciais. Com a chegada da pandemia e a inserção dos psicólogos no meio digital, as sessões online ficaram cada vez mais comuns.
Os benefícios das sessões online são que você pode realizá-la de onde estiver, desde que seja um ambiente silencioso e seguro.
O atendimento online é indicado para crianças acima dos 11 anos de idade, uma vez que para menores do que isso o contato precisa ser mais lúdico, necessitando da sessão presencial.
Mesmo alguns adultos preferem o atendimento presencial ao atendimento online. Porém, a psicoterapia online tem a mesma funcionalidade e qualidade que a presencial.
Quando a psicoterapia é indicada?
Como saber se eu preciso de terapia?
Como saber se meu filho precisa de psicoterapia?
Além disso, existem outros sinais que indicam que o seu filho pode precisar de ajuda psicoterapêutica, como reações excessivas a situações que causem medo ou desconforto nela. Os sinais podem ser isolamento, tristeza excessiva ou até mesmo comportamento agitado. Outros pontos a se observar são hiperatividade, dificuldade de concentração e até mesmo agressividade.
Qual a idade indicada para começar a fazer psicoterapia?
Quanto tempo dura uma sessão de terapia?
Quantas vezes por semana é necessário fazer terapia?
Quanto tempo demora o processo de psicoterapia?
Feito com ❤ pela Romadigital