Atendimento psicológico de crianças

A infância é uma fase de muitas transformações, tanto nos aspectos físicos, quanto nos emocionais, podendo aparecer questões complicadas de lidar. E diferentes de nós adultos, as crianças muitas vezes não aprendem a lidar com alguns sentimentos.

A psicoterapia infantil pode ser uma importante aliada nesse processo de identificação dos problemas, que interfere no desenvolvimento saudável da criança.

Assim, com um vínculo terapêutico é possível encontrar melhores direções a desenvolver sua autonomia e expressão, a lidar e compreender as mudanças e oscilações da vida dos pequenos, e também melhor orientando os papais e mamães.

Família, escola e psicoterapia! A terapia só eficaz, se todos trabalharem em conjunto, com um único objetivo: A criança!

Atendimento psicológico de adolescentes

A Adolescência é caracterizada como uma fase de mudanças e de rebeldia, quando deixamos de ser crianças, mas ainda não somos exatamente adultos.

Ficamos em um meio-termo, com pressões sociais importantes que nos exigem um posicionamento para o futuro, além da definição de planos e projetos de vida, ao mesmo tempo que não conseguimos ao menos lidar com nossos sentimentos.

A psicoterapia para os adolescentes é feita de modo semelhante à desenvolvida com pacientes adultos. Como possuem maior alcance emocional que as crianças e conseguem expressar os seus pensamentos, o acompanhamento psicológico para o adolescente é feito por meio do diálogo e da escuta.

A atenção a eles deve ser de forma especial, pois o que muitos acreditam ser uma “fase chata”, pode ser um período de grandes sofrimentos silenciosos.

A presença dos pais também pode ser requisitada para que sejam feitos esclarecimentos sobre a conduta do adolescente. Os pais compartilham informações relevantes, como histórico de vida do filho, e participam também das orientações, já que a terapia não é apenas dentro do consultório, é estendida em casa.

Psicoterapia Presencial e Online

No início, meus atendimentos sempre foram presenciais. Com a chegada da pandemia e a inserção dos psicólogos no meio digital, as sessões online ficaram cada vez mais comuns.

Os benefícios das sessões online são que você pode realizá-la de onde estiver, desde que seja um ambiente silencioso e seguro.

O atendimento online é indicado para crianças acima dos 11 anos de idade, uma vez que para menores do que isso o contato precisa ser mais lúdico, necessitando da sessão presencial.

Mesmo alguns adultos preferem o atendimento presencial ao atendimento online. Porém, a psicoterapia online tem a mesma funcionalidade e qualidade que a presencial.

Quando a psicoterapia é indicada?
A psicoterapia é indicada em diversas situações diferentes que vão além de tratar problemas e conflitos emocionais. Fazer terapia também auxilia na conquista de mais qualidade de vida, no alcance de autoconhecimento e no aprendizado de como lidar com as próprias emoções. Tudo isso para conquistar mais qualidade de vida e um desenvolvimento psicológico e emocional saudável durante toda a vida.
Como saber se eu preciso de terapia?
Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a procurar a psicoterapia. Entretanto, existem alguns sintomas que podem indicar que a sua saúde psicológica necessita de cuidados especiais. Entre eles estão: sentir emoções e sentimentos de forma muito intensa; pensar muito em situações traumáticas; sentir-se desmotivado frequentemente; ter grandes oscilações de humor constantemente; baixo rendimento no trabalho e nas tarefas do cotidiano; suas relações estão difíceis.
Como saber se meu filho precisa de psicoterapia?
A terapia auxilia o seu filho a desenvolver-se de uma forma saudável para que ele tenha mais qualidade de vida na fase adulta. Por isso, a terapia é recomendada para todos.

Além disso, existem outros sinais que indicam que o seu filho pode precisar de ajuda psicoterapêutica, como reações excessivas a situações que causem medo ou desconforto nela. Os sinais podem ser isolamento, tristeza excessiva ou até mesmo comportamento agitado. Outros pontos a se observar são hiperatividade, dificuldade de concentração e até mesmo agressividade.

Qual a idade indicada para começar a fazer psicoterapia?
Não existe uma idade mínima para começar a fazer terapia. Os pais devem procurar ajuda de um psicoterapeuta ao sentirem necessidade, no caso do filho apresentar algum sinal como isolamento, solidão, agitação ou irritabilidade.
Quanto tempo dura uma sessão de terapia?
As sessões presenciais e online têm duração de 50 minutos cada uma.
Quantas vezes por semana é necessário fazer terapia?
Isso irá depender de cada caso específico. Na maioria das vezes, é recomendado uma vez por semana. Para algumas pessoas, até mesmo uma vez a cada 15 dias.
Quanto tempo demora o processo de psicoterapia?
O tempo varia de pessoa para pessoa, uma vez que cada indivíduo possui necessidades singulares.
Raíssa de Souza Bernardes
Psicóloga & Psicopedagoga
CRP-MG 04/50696
Contato

contato@raissasouza.com.br
(35) 9 9834-3422

Clínica de Psicologia
Av. Dr. João Beraldo, 1.187 – Centro
Pouso Alegre – MG
CEP: 37550-087

Feito com ❤ pela Romadigital

Posso lhe ajudar?